Na manhã desta sexta-feira (3), a ISS (Estação Espacial Internacional) teve que fazer uma correção de órbita para desviar de um resto de lixo espacial.
+Silvia Poppovic celebra perda de peso: ’50 quilos mais leve’
+ LG lança TV com tela de 136″ por R$ 319.999
+ Spotify divulga a lista dos mais ouvidos do ano
+ Asteroide maior maior que a Torre Eiffel vai passar próximo da Terra esse mês
A informação foi divulgada pela Roscosmos, a agência espacial russa, em sua conta no Twitter. De acordo com a publicação, a manobra durou pouco menos de três minutos e colocou o laboratório espacial em uma órbita 310 metros mais baixa.
Recentemente, uma caminhada espacial para reparo de uma antena de comunicação teve que ser adiada por conta do risco de detritos espaciais afetarem a integridade física dos astronautas.
O nome lixo espacial espacial é dado para qualquer tipo de detrito na órbita da Terra provocado pela atividade humana. Isso inclui restos de foguetes, satélites desativados e até detritos provocados pela colisão desses equipamentos no espaço.
Проведена коррекция высоты орбиты МКС для уклонения от «космического мусора». Для этого использовались двигатели корабля #ПрогрессМС18. В течение 160,9 секунды высота орбиты станции уменьшилась на 310 метров.
Коррекция не отразилась на запуске корабля #СоюзМС20 8 декабря pic.twitter.com/yF1rrlVuho
— РОСКОСМОС (@roscosmos) December 3, 2021