Jovem acorda do coma após 10 meses sem saber da pandemia de covid-19. Foto: Divulgação / josephsjourney.co.uk
Jovem acorda do coma após 10 meses sem saber da pandemia de covid-19. Foto: Divulgação / josephsjourney.co.uk

Segundo o jornal britânico “The Guardian“, o britânico de 19 anos, Joseph Flavill foi atropelado por um carro em 1º de março de 2020 — três semanas antes do lockdown na Grã-Bretanha — e sofreu uma lesão cerebral traumática. Dez meses depois, ao acordar do acidente, sua família agora tem dificuldades em explicar para o jovem o que está acontecendo no mundo. Uma tia dele contou que já tentaram explicar a Joseph o porquê ele não pode receber visitas e deve falar com os parentes apenas por videochamadas.

+ As 20 motos mais vendidas no Brasil em janeiro
+ SP: só idosos acima de 65 anos passam a ter gratuidade em transportes
+ Musa do golfe, Paige Spiranac oferece a três fãs a chance de jogar uma partida com ela

“Ele não sabe nada sobre a pandemia porque está dormindo há 10 meses. Sua consciência está começando a melhorar agora, mas simplesmente não sabemos o que ele sabe. Só não sei por onde começar. Um ano atrás, se alguém tivesse me contado o que iria acontecer no ano passado, eu não acho que teria acreditado. Não tenho ideia de como Joseph vai entender o que todos nós passamos”, disse a tia dele, Sally Flavill Smith.

Joseph foi transferido há três semanas para um centro de cuidados, onde recebe atendimento para sua recuperação. De acordo com o “Guardian“, o paciente já consegue mover seus membros e se comunica piscando os olhos e sorrindo.

“Quando ele estiver acordado em seu quarto, ele não terá a menor ideia de por que está lá. Falamos sobre isso por telefone e tentamos alertá-lo de que realmente queremos estar ali de mãos dadas, mas simplesmente não podemos fazer isso (por causa da Covid)”, disse Sally, que esta pensando em como explicar o contexto mundial quando puder falar com o sobrinho pessoalmente.

Durante a recuperação do acidente Joseph pegou Covid-19 duas vezes, mas se recuperou em ambas as ocasiões. Antes do acidente, Joseph era um adolescente ativo que gostava de esportes e deveria receber seu prêmio de ouro Duque de Edimburgo em maio. A família do adolescente também criou uma campanha ‘Joseph’s Journey‘ , que arrecadou mais de £ 30.000 para apoiar o adolescente em sua recuperação a longo prazo .