Kalashnikov iniciará produção em série da nova metralhadora leve RPL-20

RPL-20. Kalashnikov News (Telegram)
RPL-20. Kalashnikov News (Telegram)

A JSC Concern Kalashnikov anunciou que dará início, ainda em 2025, à produção em série da nova metralhadora leve de 5,45 mm RPL-20, alimentada por correia. O armamento foi apresentado ao público durante o Fórum Técnico-Militar Internacional Exército-2024.

+ Veja o vídeo da apresentação da nova metralhadora leve RPL-20

De acordo com a empresa, os processos tecnológicos para a fabricação em larga escala já estão em desenvolvimento, com a instalação de equipamentos e componentes industriais necessários para atender à demanda planejada.

Primeira metralhadora leve com correia do centro Kalashnikov

A RPL-20 representa um marco para o Centro de Design e Tecnologia Kalashnikov, sendo a primeira metralhadora leve alimentada por correia desenvolvida pela empresa. O projeto passou por modificações com base em feedback de militares que atuam na zona de operação especial (SVO), tornando o armamento mais adaptado às exigências reais do campo de batalha.

Projetada para neutralizar tropas inimigas, posições de fogo e veículos, a RPL-20 utiliza munição de 5,45 mm alimentada por correia não destacável, acondicionada em uma caixa acoplada à lateral da arma.

Características técnicas

Entre os diferenciais da metralhadora estão:

  • recarregamento direto por tração da correia, sem necessidade de abrir o receptor;
  • coronha dobrável e ajustável, com apoio de bochecha e ombro dobrável;
  • trilho padrão Picatinny com 46 slots, oferecendo ampla flexibilidade para sistemas de mira e acessórios.

RPL-20. Kalashnikov News (Telegram)





Segundo Alan Lushnikov, Diretor Geral da Kalashnikov Concern e membro do Bureau da União dos Engenheiros Mecânicos da Rússia, “a RPL-20 é altamente aguardada nas zonas de combate”. O armamento modificado já passou por testes de campo e obteve avaliações positivas de especialistas militares.

RPL-20. Kalashnikov News (Telegram)
RPL-20. Kalashnikov News (Telegram)

Fonte e imagens: Kalashnikov News (Telegram). Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial.

Back to top