Programado para acontecer nesta quarta-feira (21), o primeiro lançamento de um foguete comercial do Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão, foi adiado.
+ Neymar é flagrado saindo da festa de Gabriel Medina em SP
+ Elon Musk anuncia que vai deixar comando do Twitter
+ Os 10 países com mais aviões militares no mundo
+ Site Pornhub revela estatísticas do Brasil em 2022; saiba mais
Segundo a Agência Espacial Brasileira, o foguete sul-coreano HANBIT-TLV, da empresa Innospace, teve uma falha no acendimento do motor que impediu a decolagem.
O lançador vai levar ao espaço o SISNAV, um sistema inercial desenvolvido pelos militares e profissionais civis do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), do Brasil, que mandará dados de navegação para análise em Terra.
A equipe técnica verificará se o SISNAV opera bem em ambientes reais, com variáveis extremas como vibração, choque e alta temperatura, que ocorrem em todo o processo desde a decolagem e durante o voo transatmosférico.
O HANBIT-TLV é um veículo de testes com 8,4 toneladas e 16,3 metros de altura, que utiliza um sistema patenteado de alimentação por bomba elétrica, além de tecnologia híbrida, ou seja, com propulsão à base de oxigênio líquido e uma mistura de parafinas. Será realizada uma análise dos dados colhidos na operação antes da definição de uma nova data de lançamento.