Olhe a carinha da imagem acima e responda: essa feição é de homem ou mulher? Pois um estudo realizado por pesquisadores do Estados Unidos aponta que a maior parte das pessoas considera rostos inanimados como do gênero masculino.
+Spotify anuncia medidas contra desinformação sobre covid-19 após boicote de Neil Young
+ Cientistas regeneram pernas de rã em experiência científica; entenda
+ -53 °C: conheça a maratona siberiana que é considerada a mais fria do mundo
+ Escadaria com cara de montanha-russa vira atração em parque da Coreia do Sul
Os resultados foram divulgados na publicação científica Proceedings of the National Academy of Sciences. Foram recrutados 3.800 adultos americanos, que tiveram que avaliar 250 fotos de rostos ilusórios, em objetos e alimentos, tendo então que relacioná-los como do gênero masculino, feminino ou neutro.
No trabalho, os pesquisadores constataram que a probabilidade de um rosto inanimado ser considerado masculino foi quatro vezes mais alta do que do gênero feminino.
Em entrevista para o Science News, a neurocientista Susan Wardle, uma das líderes do estudo, destacou que uma das hipóteses para esse resultado é o fato de estarmos condicionados a esperar detalhes estéticos mais relacionados às mulheres, como cílios maiores, para definir um rosto inanimado como do gênero feminino. Como acontece nos mascotes dos M&M’S e nos bonecos de Lego.