‘Man of Sorrows’ de Botticelli pode render até R$ 220 milhões em leilão. Saiba detalhes!

0710.quadrobottocelli
Man of Sorrows, de Botticelli, será vendido em leilão. Foto: Divulgação/ Sotheby’s

A pintura ‘Man of Sorrows’ de Botticelli pode render até US $ 40 milhões (R$ 220 milhões) em venda. A casa de leilões Sotheby’s anunciou que venderá a pintura em janeiro de 2022 durante uma liquidação noturna dos Old Masters em Nova York.

Após a venda recorde de US $ 92 milhões de uma pintura de Sandro Botticelli no ano passado, a Sotheby’s está trazendo outro retrato do século 15 do artista renascentista para o leilão. A casa anunciou que venderá a pintura, intitulada Man of Sorrows, em janeiro de 2022, durante uma liquidação noturna dos Old Masters na sede da casa em Nova York. A obra chegará a leilão com garantia real, e tem previsão de atingir US $ 40 milhões.

Man of Sorrows, de Botticelli, será vendido em leilão. Foto: Divulgação/ Sotheby's
Man of Sorrows, de Botticelli, será vendido em leilão. Foto: Divulgação/ Sotheby’s




A venda de Man of Sorrows pela Sotheby’s também parece dar novo fôlego a uma categoria que foi considerada dormente por muitos.

Veja também:

Man of Sorrows é um retrato do busto de um Cristo com uma coroa de espinhos, cuja cabeça é rodeada por anjos voadores. Durante o final do século 15 e início do século 16, quando Botticelli entrou nos estágios finais de sua vida, a fé do artista se intensificou. Ele começou a produzir retratos religiosos que se afastavam de suas obras seculares anteriores, a maioria das quais eram pinturas de nobres florentinos.

De acordo com Christopher Apostle, chefe do departamento de pinturas de Old Master da Sotheby’s em Nova York, existem apenas três retratos desse período de Botticelli, tornando este um trabalho raro dentro da obra do artista renascentista. “Durante a última década de sua vida, a produção de Botticelli foi marcadamente diferente de sua carreira anterior, que muitas vezes é caracterizada como o epítome dos ideais renascentistas de humanismo e beleza”, disse em um comunicado. O especialista descreveu o trabalho como um “retrato extremamente realista de Cristo, simbolizando seu sofrimento e morte”.

Veja também:

Espera-se que a pintura alcance o segundo preço mais alto do artista em leilão. Ele poderia superar a Rockefeller Madonna (século 16), que dobrou sua estimativa quando foi vendida por US $ 10,4 milhões na Christie’s em 2013.

“Levar a leilão uma obra de Botticelli dessa qualidade é um grande evento no mundo dos Velhos Mestres”, disse George Wachter, presidente da Sotheby’s e co-diretor mundial da Velhos Mestres, em um comunicado.

A obra chega à venda a partir de uma coleção americana. Não mudou de mãos desde que apareceu em leilão em 1963, quando foi vendido por £ 10.000. De acordo com a Sotheby’s, o historiador Federico Zeri identificou a pintura como um trabalho autógrafo de Botticelli quando foi vendida há quase meio século. Foi exibido publicamente apenas uma vez na memória recente, em 2009, em uma exposição especial no Museu Städel em Frankfurt.

O Botticelli será revelado ao público no posto avançado da Sotheby’s de Hong Kong e, em seguida, fará uma excursão aos locais da casa de leilões em Los Angeles, Londres e Dubai antes de sua venda em Nova York.

Fique por dentro das novidades na nossa página no Facebook Desejo Luxo ou no nosso site www.desejoluxo.com.br

Back to top