Massa de ar polar pode trazer novos recordes de frio: 3º para São Paulo e 8º para o Rio de Janeiro

Massa de ar polar pode trazer novos recordes de frio: 3º para São Paulo e 8º para o Rio de janeiro. Foto: Pixabay
Massa de ar polar pode trazer novos recordes de frio: 3º para São Paulo e 8º para o Rio de janeiro. Foto: Pixabay

Uma nova massa de ar frio intensa, de origem polar, se aproxima do Brasil devendo atingir o Sul do país a partir de amanhã (26), com chuva nos três estados da região. A expectativa é de que, na terça-feira (27), essa massa se desloque por partes do Sudeste e do Mato Grosso do Sul.

+ Gracyanne Barbosa dança ao som de funk com Belo e a irmã: “Vai malvadonas”
+ Receita fácil de Pavê Bicolor de Bono Chocolate
+ Ludmilla e Brunna Gonçalves posam de biquíni em piscina paradisíaca no México

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), esta é a terceira massa de origem polar a atuar no país este ano, devendo durar até pelo menos o dia 1º de agosto. Após passar pelas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, ela deverá chegar no sudoeste da região amazônica, onde provavelmente será caracterizada como “episódio de friagem”.

O Inmet informa que, ainda no dia 27, a Região Sul deverá apresentar “declínio acentuado das temperaturas máximas” e, nos dias seguintes (28 e 29), o ar frio deverá avançar pelo oeste do Brasil (Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e sul da Amazônia Legal) e também sobre São Paulo, atingindo, nos dias 29 e 30, o restante do Sudeste e as demais áreas do Centro-Oeste.

“Muito provavelmente, teremos um outro episódio de frio intenso (similar ou mais forte do que o evento do final de junho)”, informa o Inmet.

Recordes de frio em capitais

Novos recordes de frio, pelo menos para o ano de 2021, poderão ser estabelecidos nas capitais da Região Sul, do Sudeste e em Campo Grande.

Segundo o site da Climatempo, as estimativas dos menores valores de temperatura que poderão ocorrer em diversas capitais, entre os dias 27 e 31 de julho de 2021, período de atuação desta nova e forte massa de ar frio de origem. Todas as previsões foram feitas com base nas condições atmosféricas observadas até o dia 24 de julho e poderão sofrer alterações para mais ou para menos, à medida que se observa o impacto real da onda de frio.

A maior chance de novos recordes de frio é para as capitais: Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Campo Grande, São Paulo e Belo Horizonte.

Porto Alegre: entre 2,0°C e 4,0°C
Florianópolis: entre 4,0°C e 6,0°C
Curitiba: -2,0°C a 0,0°C
São Paulo: entre 3,0°C e 5,0°C
Rio de Janeiro: entre 8,0°C e 10,0°C
Belo Horizonte: entre 9,0°C e 11,0°C
Vitória: entre 12°C e 14,0°C
Campo Grande: entre 4,0°C e 6,0°C
Cuiabá: entre 9,0°C e 11,0°C
Goiânia: entre 10,0°C e 12,0°C
Brasília: entre 9,0°C e 11,0°C
Porto Velho: entre 12,0°C e 14,0°C
Rio Branco: entre 11,0°C e 13,0°C

x

Back to top