Mergulhadores acham tesouro em moedas romanas no litoral da Espanha

44
Mergulhadores acham tesouro em moedas romanas no litoral da Espanha

Dois mergulhadores encontraram no litoral da ilha de Portitxol (Espanha) um dos maiores conjuntos de moedas romanas já encontrados no país europeu.

+Biah Rodrigues diz estar preocupada com o filho doente: ‘desespero’
+ Conheça a artista que cria peças de roupa em cerâmica
+ De Kim Kardashian a Freddy Krueger: o impressionante trabalho de maquiagem de Alexis Stone
+ Rita Lee ganha exposição no Museu da Imagem e do Som

São 53 moedas de ouro dos séculos 4 e 5. Em perfeito estado de conservação, permitem ver os imperadores nelas retratados. São três moedas da época de Valentiniano I, sete de Valentiniano II, 15 do período de Teodósio I, 17 de Arcádio e 10 de Honório.

As moedas foram encontradas junto a pregos de cobre e restos de chumbo. Indícios que apontam que elas estariam armazenadas em uma espécie de cofre, apontam os pesquisadores da Universidade de Alicante, que avaliaram o achado arqueológico.

Acredita-se que o tesouro tenha sido escondido como uma forma de protegê-lo dos conflitos militares que afetavam a região neste período de decadência do Império Romano. Mas ele teria morrido antes de conseguir resgatar as moedas.

As peças serão expostas no Museu Arqueológico e Etnográfico de Soler Blasco de Jávea, em Xàbia, depois de passar por um processo de restauração.