A Meta anunciou a decisão de desativar nas próximas semanas o sistema de reconhecimento facial do Facebook. A desativação do sistema irá resultar na exclusão de mais de um bilhão de modelos individuais de reconhecimento.
+Vanessa Mesquita desiste de carreira como musa fitness: “Me acho mais bonita agora”
+ Empresa japonesa lança moto voadora XTURISMO
+ McDonald’s se une com a IBM para levar IA para o drive-thru
+ Netflix disponibiliza games no aplicativo para Android
Mais de um terço dos usuários ativos diários do Facebook utilizam o reconhecimento facial. Apesar de a empresa que controla o Facebook, o Instagram e o WhatsApp reconhecer as possibilidades geradas pela tecnologia, ela mesmo ressalta que é necessário reavaliar o seu uso.
“Existem muitas preocupações sobre a posição da tecnologia do reconhecimento facial na sociedade, e os reguladores ainda estão no processo de fornecer um conjunto claro de regras que definam o seu uso. Em meio a essa incerteza contínua, acreditamos que o apropriado seja limitarmos o uso do reconhecimento facial a um conjunto restrito de casos”, destacou a Meta em comunicado.
Na prática, a rede não reconhecerá mais automaticamente se os rostos das pessoas aparecerem em memórias, fotos ou vídeos. As pessoas não poderão mais ativar o reconhecimento facial para marcações sugeridas ou ver uma marcação sugerida com seus nomes em fotos e vídeos em que possam aparecer.
Será afetado também o funcionamento da tecnologia Texto Alternativo Automático, usada para criar descrições de imagens para pessoas cegas ou com deficiência visual.