O Ministério da Justiça e Segurança Pública notificou, na última terça-feira (13), a rede de supermercados Carrefour para que preste esclarecimentos sobre a nova funcionalidade lançada no aplicativo “Meu Carrefour” que funciona como indicador nutricional e classifica produtos com pontuação.
+Boeing anuncia parceria com empresa de querosene sustentável
+ Mulher de 91 anos surpreende com obras de arte feitas no Paint
+ Netflix estreia novos recursos voltados para crianças
+ Conheça as novidades do Android 12 Beta 3
+ Dirt 5 terá suporte total para DualSense e áudio 3D
Além da atribuição de nota a cada produto, a ferramenta chamada “Nutri Escolha” também indica no aplicativo opções mais equilibradas nutricionalmente e mais baratas, baseadas em algoritmo próprio da empresa.
O Departamento de Defesa do Consumidor iniciou averiguação preliminar a partir de recebimento de denúncia que apontou a desconformidade do sistema com a regulamentação de rotulagem nutricional de alimentos embalados da Anvisa, o que poderia configurar conduta desinformativa, enganosa e abusiva ao consumidor.
A empresa deverá se manifestar no prazo de cinco dias úteis, a contar do recebimento da notificação. Entre os esclarecimentos solicitados, o Carrefour deverá justificar as razões pelas quais os produtos com mesma composição nutricional podem receber notas discrepantes pelo aplicativo.