Primeira aeronave civil do tipo tiltrotor (um avião que decola e pousa como helicóptero) do mundo, o Leonardo AW609 completou recentemente o seu primeiro voo de um exemplar de produção.
+Rodrigo Cavallaro revela o lado obscuro do mundo da moda
+ Bombardeiro B-52 troca painel analógico por telas digitais
+ Portugal recebe o seu primeiro Embraer KC-390
+ Airbus KC-30 realiza primeira missão operacional na FAB
O voo do exemplar, designado AC5, foi realizado no último dia 13 de outubro, na unidade industrial da Leonardo no estado americano da Filadélfia. Este primeiro exemplar de produção do AW609 se junta a outros três protótipos, sendo um deles localizado nos Estados Unidos e dois na Itália.
Todas essas aeronaves vão participar dos testes de certificação da aeronave junto à FAA, o órgão do governo americano que regula a aviação civil. Após essa etapa, o AC5 será mantido como aparelho de demonstração e testes pela Leonardo.
O AW609 é um turboélice bimotor de pequeno porte, capaz de levar até nove passageiros e que une a possibilidade de decolagem e pouso verticais dos helicópteros com o desempenho superior dos aviões, podendo voar mais alto e atingir a velocidade máxima de 500 km/h.
Atualmente, três outros exemplares de produção estão em vários estágios de conclusão na linha de montagem da Leonardo na Filadélfia.