A National Geographic lançou sua lista de Melhores do Mundo com 25 destinos imperdíveis para 2023. O respeito – pelas pessoas e suas culturas, pela terra e sua conservação – é um tema central da lista, que é dividida em cinco categorias oficiais.
A esperança é que 2023 não seja apenas um grande retorno às viagens, mas também uma redescoberta da maravilha de destinos imperdíveis, disse Amy Alipio, editora sênior da National Geographic Travel. “Porque quando você se impressiona com alguma coisa, você a trata com respeito. E esse espírito é algo que queremos incentivar com esta lista”, disse Alipio.
+ Com mais de um milhão de visualizações, dentista viraliza com fantasia de lagartixa
+ É oficial: estes são os 50 melhores bares do mundo em 2022
+ Dubai: as 6 principais coisas para fazer durante a viagem
+ Bairro ‘mais legal do mundo’ em 2022 fica no México. Veja quem entrou na lista!
A lista se concentra em destinos que têm esforços de conservação liderados pela comunidade, jornadas de cura e patrimônio; e maneiras de retribuir os viajantes, bem como lugares que estão realizando um trabalho importante em ecoturismo, sustentabilidade e viagens inclusivas.
Olhando para a comunidade
A National Geographic introduziu uma nova categoria na lista deste ano, substituindo “sustentabilidade” por uma categoria mais ampla de “comunidade”. “Trata-se de ampliar o foco nas pessoas que buscam destinos sustentáveis e as várias formas que se manifestam, desde tornar as viagens mais acessíveis até apoiar negócios locais”, disse Alipio.
A sustentabilidade foi tecida um pouco mais em todas as categorias. As outras quatro categorias são natureza, cultura, aventura e família. Os cinco destinos listados sob o título “comunidade” representam uma gama diversificada de pontos fortes.
Gana está como um destino importante para os viajantes da herança negra na África Ocidental. Alberta, no Canadá, também faz parte da lista. “Eles têm sido líderes no turismo indígena, basicamente levando os viajantes a conhecer as histórias e os modos de vida das Primeiras Nações na América do Norte”, e suas culturas vibrantes e contemporâneas, disse Alipio.
Em Laos, um novo trem de alta velocidade está tornando o país mais acessível aos visitantes e trazendo oportunidades econômicas para os habitantes locais. A cidade de Milwaukee, Wisconsin, nos Grandes Lagos, entrou porque tem “realmente apoiado sua comunidade criativa”, disse Alipio, citando Bronzeville, que está abrindo um centro cultural focado na arte afro-americana. E nas ilhas do Dodecaneso, na Grécia, Karpathos se destaca pelo turismo sustentável com liderança feminina.
Lista dos Melhores do Mundo 2023 da National Geographic:
CULTURA
- Via Ápia, Itália
- Busan, Coreia do Sul
- Grutas de Longmen, Província de Henan, China
- Egito
- Charleston, Carolina do Sul
NATUREZA
- Terras Altas da Escócia
- Botsuana
- Eslovênia
- Parque Nacional Big Bend, Texas
- Açores
AVENTURA
- Nova Zelândia
- Choquequirao, Peru
- Utah
- Alpes Austríacos
- Parque Nacional Revillagigedo, México
COMUNIDADE
- Ilhas do Dodecaneso, Grécia
- Milwaukee, Wisconsin
- Alberta, Canadá
- Laos
- Gana
FAMÍLIA
- Trinidad e Tobago
- Trilha San Francisco Crosstown, Califórnia
- Colômbia
- Manchester, Reino Unido
- Suíça
Fonte: CNN Travel
Quer ver mais notícias como essa? Então, confira em nossas matérias:
+ 6 hotéis brasileiros entram para os 20 melhores da América do Sul em 2022
+ Bloody Mary: este é o drinque que você deve pedir no avião. Descubra motivo curioso!
+ 7 dicas para economizar dinheiro na hora de reservar um hotel