A conexão de transmissão de energia elétrica Estlink 2, que liga a Finlândia à Estônia, sofreu uma interrupção no dia de Natal, segundo comunicado da operadora de rede elétrica finlandesa Fingrid.
Investigação em Curso
O gerente de operações da Fingrid, Arto Pahkin, afirmou que a causa da falha está sendo investigada e que a possibilidade de sabotagem não pode ser descartada.
“Estamos analisando a situação como um todo e forneceremos mais informações assim que a causa for identificada”, declarou Pahkin.
A interrupção ocorreu às 12h26, momento em que a transmissão de energia da Finlândia para a Estônia era de 658 megawatts.
Reações Oficiais
O primeiro-ministro finlandês, Petteri Orpo, abordou o incidente na rede social X (antigo Twitter), garantindo que a interrupção não afeta o fornecimento de energia elétrica na Finlândia.
“As autoridades permanecem vigilantes, mesmo durante o Natal, e estão investigando o assunto”, escreveu Orpo.
Conexões Transfronteiriças em Foco
A Finlândia e a Estônia possuem conjuntamente as ligações Estlink 1 e Estlink 2. Enquanto o Estlink 2 está fora de operação, o Estlink 1 continua funcionando normalmente, embora com menor capacidade de transmissão.
Segundo a Fingrid, o Estlink 2 é essencial para a eficiência do sistema elétrico europeu, devido à sua capacidade de 650 megawatts, significativamente superior aos 350 megawatts do Estlink 1.
Possível Envolvimento de Navio Chinês
Relatórios indicam que o navio chinês “Xin Xin Tiang” estava navegando sobre o cabo no momento da interrupção. À medida que se movia na área do cabo, sua velocidade diminuía. As autoridades estão investigando o incidente. O “Xin Xin Tiang” é considerado o irmão do “NewNew Pola”, que foi implicado na destruição do gasoduto submarino Balticconnector em 2023.
Fontes: Ilta-Sanomat, X @PetteriOrpo. Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial