Nova autorização para entrar na Europa: o que é e para que serve o ETIAS?

A nova autorização para entrar na Europa começa a valer a partir do fim de 2022. Fotos: Reprodução/ Twitter
A nova autorização para entrar na Europa começa a valer a partir do fim de 2022. Fotos: Reprodução/ Twitter

ETIAS significa Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem. É uma autorização eletrônica de viagem, que, a partir de 2022, os visitantes que viajarem para o Espaço Schengen precisarão solicitar.

A União Europeia decidiu implementar o ETIAS para garantir a segurança dentro de suas fronteiras. A UE iniciou os procedimentos legais para a introdução do ETIAS em 2016, mas só entra em vigor no final de 2022.

PARA QUE SERVE O ETIAS?

O ETIAS foi criado para melhorar a segurança na Europa, rastreando os viajantes antes de sua chegada ao Espaço Schengen (região de viagens composta por 26 estados europeus). O processo ETIAS determinará se um cidadão pode ou não entrar no Espaço Schengen.

Nova autorização para entrar na Europa: o que é e para que serve o ETIAS?





Para obter uma autorização de viagem ETIAS, é necessário preencher um formulário online. Os candidatos vão inserir seus dados pessoais, como nome, data de nascimento e endereço, informações sobre sua viagem, além de algumas perguntas de segurança.

Veja também:

Ao cruzar informações com vários bancos de dados, o ETIAS pode detectar se uma pessoa é uma ameaça à segurança de qualquer um dos países Schengen.

O ETIAS tem objetivos semelhantes ao conhecido ESTA americano (Sistema Eletrônico para Autorização de Viagem). Ambos os sistemas fornecem uma camada adicional de controle sobre cidadãos estrangeiros isentos de visto.

Então, para solicitar o ETIAS, é necessário ter um passaporte válido, um cartão de crédito ou débito e uma conta de e-mail. Portanto, sem o documento de viagem correto, o requerente pode ser impedido de entrar no Espaço Schengen.

Veja também:

O ETIAS para a Europa concederá aos viajantes autorização para visitar todos os 26 países do ETIAS, que são as nações que compõem o Espaço Schengen. Depois de entrar na região, os visitantes podem circular livremente entre os países, pois não há fronteiras internas rígidas.

Atualmente, existem 60 países que precisarão solicitar uma autorização de viagem ETIAS para visitar a Zona Schengen.

No entanto, é provável que mais países sejam adicionados ao esquema no futuro. Além disso, existem países membros europeus não Schengen que também exigirão que os cidadãos estrangeiros tenham um ETIAS válido ao entrar. São eles: Reino Unido, Irlanda, Romênia, Bulgária, Croácia, Chipre.

Saiba mais informações aqui.

Fique por dentro das novidades na nossa página no Facebook Desejo Luxo ou no nosso site  www.desejoluxo.com.br 

Back to top