Novo tratamento pode fazer câncer de mama regredir seis vezes mais rápido

Novo tratamento pode fazer câncer de mama regredir seis vezes mais rápido
Novo tratamento pode fazer câncer de mama regredir seis vezes mais rápido

Um composto encontrado por pesquisadores da Universidade de São Paulo e de Harvard, nos Estados Unidos, pode acelerar em até seis vezes a regressão do tipo mais agressivo do câncer de mama. O trabalho foi publicado na Science Signaling, revista científica distribuída pela Associação Americana para o Avanço da Ciência (AAAS).

+SpaceX testa motores do foguete Super Heavy
+ Conheça Emilio Flores Márquez, reconhecido pelo Guinness Book como o homem mais velho do mundo
+ Mão robótica capaz de jogar Super Mario Bros. abre caminho para as próteses do futuro
+ Estudantes criam cadeira de rodas equipada com bebê conforto
+ Restaurante é condenado a pagar US$ 280.000 para funcionários após embolsar gorjetas

“Nós levantamos 192 compostos, que estavam em uma biblioteca de compostos, de drogas, do laboratório. A gente já sabia onde esses compostos iam operar no metabolismo da célula. Testamos para verificar qual deles atingia a célula especificamente do triplo-negativo”, disse Vinícius Guimarães Ferreira, pós-doutorando do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) e um dos autores da pesquisa, para a Agência Brasil.

Triplo-negativo é como se chama o tipo mais severo, que é responsável por cerca de 10% a 15% dos cânceres de mama e é mais comum em mulheres com menos de 40 anos. A primeira parte do estudo analisou os compostos disponíveis para encontrar a molécula ideal. O teste durou 21 dias e mostrou resultados animadores: usando apenas quimioterápico, houve regressão de 10%. No tratamento combinado, o tumor diminuiu 60%.

De acordo com os pesquisadores, ao deixar o tratamento contra o tumor mais eficiente, reduz-se o tempo que o paciente estará sujeito aos efeitos colaterais dos medicamentos tóxicos utilizados na quimioterapia.

Back to top