Os aviões de caça de quinta geração são os mais poderosos atualmente em serviço.
+ Laís Caldas e Gustavo Marsengo falam sobre boatos de gravidez
+ MD 500: Os helicópteros contrabandeados da Coreia do Norte
+ Top Gun: avião de caça F-14 Tomcat ainda é um dos mais poderosos do Irã
+ Força Aérea dos EUA pretende comprar mais caças F-15 e aposentar F-22
Esses jatos são caracterizados pela eletrônica avançada e também por fatores como a baixa assinatura radar (o que faz com que esses jatos sejam quase impossíveis) e também a possibilidade de voarem a velocidades supersônicas por longos períodos sem o uso de pós-combustor.
Confira a seguir os países com mais caças invisíveis atualmente em operação. Os números são do anuário World Air Forces 2023.
Cinco países com mais caças “invisíveis” no mundo
Estados Unidos
Os Estados Unidos tem atualmente a maior frota de caças de quinta geração do mundo. São 607 aviões da Força Aérea, Marinha e Corpo de Fuzileiros Navais, sendo 177 unidades do F-22 e 430 unidades do F-35.
Austrália
A Austrália já conta com um total de 48 unidades do caça americano F-35 em operação. O caça é atualmente é o principal jato de combate do país oceânico, substituindo o veterano F-18A/B.
Coreia do Sul
O F-35 é atualmente o caça mais moderno da Coreia do Sul. São 40 unidades em operação, que fazem parte de um arsenal que inclui também projetos locais (FA-50), os americanos F-15 e F-16 e até veteranos como o F-5 e o F-4.
Noruega
O país do norte da Europa opera atualmente 34 unidades do F-35, que são parte de uma encomenda mais ampla que tem como objetivo substituir os antigos F-16 A/B MLU que eram responsáveis pela defesa aérea do país.
Israel
Com uma força de combate centrada nos caças F-15 e F-16, Israel opera atualmente 32 unidades do F-35, em uma variação específica e equipada com equipamentos eletrônicos e armamentos produzidos no país.