Vídeos que circulam nas redes sociais mostram a suposta retirada de carros de combate T-54/55 russos de depósitos de armazenamento de longo prazo.
Segundo o site russo CIT (Conflict Intelligence Team), eles obtiveram imagens de um trem que transportava veículos militares do Extremo Oriente da Rússia. Os veículos foram identificados como tanques da série T-54/55 da era soviética.
+ Motorista de aplicativo publica vídeo de assalto nas redes sociais para tentar achar bandidos
+ VÍDEO: De fio-dental, Geisy Arruda rebola muito e dá puxadinha no biquíni
+ Água com limão ajuda a emagrecer? Tire esta e outras 7 dúvidas
No começo da Invasão Russa da Ucrânia, o exército russo começou a ficar sem seus melhores tanques T-90M, T-80BVM e T-72B3. Assim, abriu antigos parques de tanques e começou a retirar T-80Bs e T-62Ms de 50 e 60 anos.
Agora, aparentemente, esses tanques antigos também estão acabando. Treze meses após a guerra mais ampla da Rússia contra a Ucrânia, os primeiros vídeos e fotos circularam retratando tanques T-55 da década de 1950 em vagões de trem na Rússia, aparentemente com destino a uma das duas fábricas de tanques do país, onde os técnicos poderiam recondicioná-los antes de enviá-los para a frente. para a frente da Ucrânia.
+ VÍDEO: Tanque russo é destruído por míssil Javelin
+ Vídeo mostra+ o ataque dos tanques T-90 russos as posições ucranianas em Kupyansk
+ Vídeo mostra drone destruindo 2 tanques russos na Ucrânia
T-55
O T-55 é um tanque de batalha principal de origem soviética que foi introduzido pela primeira vez em 1958. Foi amplamente produzido e utilizado pela União Soviética e seus aliados durante a Guerra Fria, e também viu ação em vários conflitos ao redor do mundo.
O T-55 é armado com uma arma principal raiada de 100 mm, capaz de disparar uma variedade de tipos de munição, incluindo projéteis perfurantes de armadura, granadas antitanque explosivas e mísseis guiados. Também possui uma arma secundária de metralhadora coaxial de 7,62 mm e uma metralhadora antiaérea de 12,7 mm. O tanque tem uma tripulação de quatro pessoas e é alimentado por um motor a diesel V-55 de 12 cilindros, que lhe confere uma velocidade máxima de cerca de 50 km/h.
O T-55 é considerado obsoleto em comparação com tanques mais modernos, como o T-72, o T-90 e o T-14 Armata, que possuem armaduras mais avançadas, sistemas de armas mais poderosos e eletrônicos mais sofisticados.
No entanto, o T-55 ainda é usado por muitos países por causa de sua confiabilidade, baixo custo de manutenção e facilidade de uso. Alguns países também modernizaram seus T-55s com sistemas mais avançados de comunicação, controle de fogo e armaduras adicionais para aumentar sua eficácia em combate.
Fonte: Forbes