Uma perua selvagem recapturada na Pensilvânia, Estados Unidos, deixou biólogos de queixo caído. A ave é pelo menos quatro vezes mais velha que a média de uma ave selvagem, tornando-a uma das mais velhas já encontradas.
Perua surpreende biólogos por sua idade avançada: “Não deveria estar viva.”
A descoberta da ave de 12,5 anos foi feita por biólogos que conduziam uma pesquisa para estudar os padrões de nidificação e habitat de aves selvagens. Os pesquisadores pegaram o pássaro em fevereiro deste ano e perceberam uma faixa ao redor de sua perna.
A faixa faz parte de um sistema de rastreamento que os biólogos usam para avaliar a dinâmica populacional da espécie. Depois de consultarem o sistema, viram que o dispositivo havia sido colocado 10 anos antes, durante um estudo de campo semelhante.
Mary Jo Casalena, bióloga da equipe, ficou muito impressionada com a ave. “Para falar a verdade, essa ave não deveria estar viva. Ela está desafiando todos os recordes de longevidade que já tivemos na Pensilvânia”, disse ela ao jornal local “Mossy Oak”. Com 12,5 anos de idade ela tem chance de bater o recorde nacional, que pertence a um peru macho de Massachusetts, que chegou aos 15 anos.