Apesar das condições extremas de pressão e temperatura que inviabilizariam uma missão humana com a tecnologia existente atualmente, Vênus é mais parecido com a Terra do que pensávamos. É o que aponta um estudo realizado pela Universidade do Estado da Carolina do Norte, nos Estados Unidos.
+ China planeja missão tripulada para Marte em 2033
+ Originais de Angry Birds vão retornar às lojas de aplicativos
+ Foto da carteira de vacinação contra covid-19 pode ser usada em golpes; entenda
+ Apple inaugura nova loja em cinema dos anos 1920
Publicado na Proceedings of the National Academy of Sciences, o estudo aponta traços de que que o planeta vizinho da Terra ainda é geologicamente ativo. Até então, acredita-se que o planeta tinha uma litosfera sólida e imóvel, como a de Marte e a da Lua.
Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores analisaram imagens de radar coletadas pela sonda espacial Magellan, da Nasa. Ela revelaram grandes massas da superfície se movendo com grandes blocos de gelo sobre um lago congelado. Usando modelos computacionais, eles descobriram que o movimento no interior do planeta pode ser o responsável pela movimentação da superfície.
Novas informações sobre a superficie de Vênus devem ficar disponíveis nos próximos anos, já que a Nasa, a ESA (Agência Espacial Europeia) e outras agências espaciais planejam enviar sondas para investigar o planeta.