Uma pessoa da Flórida morreu depois de contrair uma infecção incrivelmente rara causada por uma ameba “comedora de cérebro” que parece ter vindo da água da torneira, disseram autoridades federais de saúde.
+ Mulher fica presa em ilha após perder navio de cruzeiro por estar bêbada e ter adormecido
+ Estas 15 fotos de mães e filhas que parecem ter a mesma idade vão mexer com a sua cabeça
+ Pesquisadores criam lentes de contato que “curam” daltonismo
A pessoa foi infectada com Naegleria fowleri depois de enxaguar o nariz com água da torneira, disseram os Centros de Controle e Prevenção de Doenças à Fox 4. O paciente morreu em 20 de fevereiro.
“O paciente adulto supostamente realizava enxágue nasal diariamente com água da torneira não fervida, que se acredita ser a fonte da infecção”, disse o CDC em comunicado à estação.
O CDC também disse que este foi o primeiro caso da infecção mortal este ano e o primeiro relatado nos meses de inverno nos EUA, de acordo com a estação.
O CDC não detalhou onde a pessoa morava no estado, mas as autoridades de saúde do estado disseram em um comunicado à imprensa na última quinta-feira que houve um caso de Naegleria fowleri que ocorreu no condado de Charlotte, localizado na parte sudoeste do estado.
As autoridades locais não confirmaram à Fox 4 se a pessoa que morreu era o caso para o qual alertaram o público.
Naegleria fowleri
Naegleria fowleri é um organismo vivo unicelular que pode viver em água doce e é comumente chamado de “ameba comedora de cérebro”, de acordo com o CDC.
A água que contém ameba pode subir pelo nariz e causar uma infecção cerebral, de acordo com o CDC.
Cerca de três pessoas são infectadas por ano, mas esses casos geralmente se tornam fatais, disse a agência federal de saúde.
Entre 1962 e 2022, houve 157 casos confirmados no país e 37 casos vinculados à Flórida, disse o CDC.