Em uma instalação de pisos, principalmente de madeira, é normal ouvir o termo “paginação”, mas ao que ele se refere? Simples! Ele diz sobre como o piso será aplicado, em que direção e continuidade.
Realizado mediante um planejamento minucioso, o tipo de paginação escolhido proporciona uma estética exclusiva. Tanto pela instalação diferenciada como pelas cores e texturas únicas oferecidas pelos pisos naturais, como os de madeira.
O estudo da paginação dos revestimentos estabelece o padrão a ser formado em pisos, paredes ou até mesmo forros. Ou seja, a maneira de como encaixar as peças para se alcançar o desenho pretendido.
Veja também:
- +Cleo publica fotos de ensaio ousado e look transparente acaba revelando demais
- Paginação de piso e parede: saiba a importância e quais os principais estilos para assentar os azulejos
- Como acertar no planejamento do orçamento da obra? Confira dicas de experts!
- Piso claro ou escuro? Qual escolher? Descubra com dicas de expert!
É a paginação que vai determinar por onde começa a instalação das réguas de madeira e em que direção serão dispostas. Além disso, também define a quantidade de peças necessárias para determinado ambiente. Uma boa paginação dos revestimentos pode levar a resultados muito mais harmoniosos e evitar desperdícios de material na hora da instalação. Conheça alguns tipos de paginação:
Transpassado
Nesse tipo de paginação, as tábuas são instaladas uma ao lado das outras, todas na mesma direção, mas são transpassadas, causando um desencontro nos finais de cada régua. É uma das instalações mais utilizadas, conferindo um resultado contínuo ao piso. Além disso, este padrão é o que tem menor índice de perda. Conta com réguas de tamanhos variados, explorando o uso consciente dos recursos naturais no décor.
Escama de peixe
Esta paginação tem se destacado em diversos projetos, sendo uma das queridinhas do momento. A técnica consiste em formar ângulos de 90 graus com o piso, tendo um transpasse que coloca duas peças uma do lado da outra, mas sem que o fim das mesmas fiquem alinhados. Enquanto na paginação transpassada as perdas são de 10%, nesse tipo de opção ela aumenta para 15%. Ou seja, é necessário investir mais para cobrir uma mesma área
Diagonal
Nesse tipo de colocação, as réguas do piso são distribuídas a 45 graus. Esse tipo de paginação traz uma sensação de dinamismo e movimento ao ambiente, mas gera mais recortes e, consequentemente, cerca de 15% de perdas.
Vertical
Mais usada em revestimentos de paredes, essa paginação tem como eixo o lado da peça com maior medida, causando assim esse efeito de verticalidade. Quando usada em pisos, é muito indicada para ambientes que apresentam uma “planta” mais comprida.
Horizontal
A paginação horizontal também é muito utilizada em paredes e em ambientes menores, como banheiros e lavabos. Tem a mesma lógica da paginação vertical, porém é contrária a ela. Organiza as réguas de acordo com o eixo horizontal do ambiente, ou seja, no sentido da largura.
Veja também:
- Paredes com bricks: tendência dos tijolinhos continua em alta e é sinônimo de modernidade
- Transforme seu banheiro: revestimentos coloridos são tendência na decoração
- Chevron: como adotar a padronagem do ‘zigue-zague’ na decoração de casa
Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site www.decorstyle.ig.com.br