Após um ataque hacker há três semanas afetar o sistema digital da Prefeitura do Rio de Janeiro, a cidade terá que substituir até 20 mil computadores para garantir a normalização do serviço.
+Anitta escolhe calça de R$ 5 mil com decote no bumbum para curtir noite em Miami
+ Apple anuncia o iPhone 14; veja os preços no Brasil
+ Cientistas criam barata ciborgue com controle remoto
+ Saiba como transferir dados do WhatsApp do iPhone para um Android
É o que aponta uma reportagem do jornal “O Globo“, que ressalta que a medida será necessária por uma questão de segurança, já que essas máquinas são antigas e ainda rodam o sistema operacional Windows 7, que deixou de ter suporte da Microsoft em janeiro de 2020.
A troca dos computadores já estava nos planos da administração, mas teve que ser acelerada após o ataque. A substituição será feita em etapas, priorizando serviços essenciais, ao mesmo tempo em que será feita a avaliação das máquinas capazes de suportar apenas a atualização do sistema operacional.
Ainda não se sabe de onde partiu o ataque, no qual os computadores foram contaminados por um ransomware. Neste golpe, os criminosos sequestram os dados da máquina e pedem um resgate para a devolução das informações. Mas a prefeitura não recebeu contato dos hackers e tem como padrão não fazer pagamentos.