Concurso fotográfico apresenta as imagens ambientais mais impactantes de 2022.
+ Glória Maria conheceu mais de 160 países ao longo da carreira: “Meu negócio é o mundo”
+ Esses 21 animais grávidos são a coisa mais legal que você vai ver hoje
+ Homem encontra pequeno tesouro enterrado embaixo de sua casa há mais de 80 anos
+ Comendo com os olhos: 21 imagens que vão te deixar com muita fome
A mudança climática vem causando um impacto profundo em nosso planeta, e muitos se perguntam o que o futuro reserva e como podemos reverter esse quadro tão ameaçador.
Apesar das advertências de especialistas, parece que o homem ainda não entendeu que é preciso agir rapidamente e proteger o meio ambiente. Talvez seja necessário mais do que palavras para mostrar a urgência da situação e, imagens dos efeitos devastadores das mudanças climáticas podem ser o alerta necessário para inspirar mudanças.
Realizado anualmente há 15 anos, o concurso Fotógrafo Ambiental do Ano (EPOTY) apresenta algumas das fotografias ambientais mais impactantes e também mais inspiradoras do mundo, além de “fornecer uma plataforma internacional para aumentar a conscientização sobre as questões que colocam nosso planeta em risco”
Devemos pensar que tipo de mundo queremos deixar para gerações futuras e, o que podemos fazer, cada um de nós, para colaborar nesse desafio de conservação e preservação do planeta Terra.
Confira aqui algumas das imagens vencedoras da edição de 2022 e as histórias por trás de cada uma delas. Se quiser você também pode conferir todas a fotografias na página do concurso no Instagram.
“Esta usina de energia solar ao longo da costa da província de Zhejiang é uma área protegida. Como não há interferência humana, ela se tornou o lar de pássaros. O projeto combina criação de peixes subaquáticos e geração de energia na superfície. O ambiente ecológico é bom, atraindo um grande grupo de garças noturnas para morar no painel fotovoltaico, onde vivem e se reproduzem.”
“As pessoas se juntam ao protesto para inspirar ações para mitigar as crises climáticas iminentes. Eu sou nigeriano e fui um dos observadores designados representando meu país na COP26. Havia montes de fotógrafos e cinegrafistas lá enquanto todas as pessoas marchavam em protestos .”
“Peguei minha câmera e saí em minha própria cidade, densamente povoada por prédios, infraestrutura e transporte. Utrecht construiu 300 pontos de ônibus com telhados com um tipo de suculenta plantada, para tornar a cidade mais sustentável, limpa e saudável. Esses pontos de ônibus podem filtrar o ar através das plantas, o que melhora a qualidade do ar. O telhado verde fornece resfriamento nos dias quentes e as plantas coletam a água da chuva que é lentamente lançada de volta no esgoto para que haja menos inundações durante as chuvas fortes. Combinados, os 300 telhados aumentam a biodiversidade na cidade, principalmente para insetos como borboletas e abelhas.”
“Uma explosão química e um incêndio no depósito de contêineres BM Sitakunda upazila de Chittagong em 4 de junho de 2022. 49 pessoas foram confirmadas mortas no acidente e, a mistura de produtos químicos no ar e na água tem um efeito devastador no meio ambiente. O explosão no depósito derramou recipientes de plástico no rio próximo, onde a água misturada com produtos químicos entrou no aquífero e destruiu o abastecimento de água doce.”
+ Conheça 13 dos animais mais bizarros do mundo
+ Bolão de pequena vila na Bélgica leva prêmio milionário da loteria: R$ 800 milhões
+ Artista cria obras curiosas e intrigantes fundindo retratos e mapas
“As pessoas iniciam incêndios em depósitos de lixo para encontrar as peças de ferro que sobraram, que podem vender no mercado. O plástico queimado gera fumaça e gás. Costumo ir a esse depósito de lixo para tirar fotos.
Este homem coleta diferentes tipos de pedaços de ferro para vendê-los. A poluição do ar em Bangladesh é a pior do mundo, reduzindo a expectativa de vida média de Bangladesh em 6,7 anos. Outro estudo estima que houve 24.000 mortes prematuras como resultado da poluição do ar em Bangladesh .”
” Em Bangladesh, durante a estação das monções, o rio sobe e a aldeia fica inundada. A enchente também significa que há escassez de comida para os animais, que precisam ser orientados a procurar outro lugar.”
Miankaleh, Irã
“Em 2019/2020 e 2020/2021, milhares de aves morreram na lagoa Miankala devido à falta de água e sua contaminação com várias toxinas. Esta foto mostra os esforços das forças ambientais para recolher os corpos e impedir a propagação desta doença.
No ano seguinte, 2021/2022, felizmente, assistimos ao regresso das aves. As aves estão na zona húmida desde o início de outubro e ficam até ao final de março, então podemos fotografá-las por quase 6 meses do ano.”
Gaibandha, Bangladesh
“Temos que pensar criativamente para sobreviver a temperaturas extremas e condições climáticas adversas. O Centro da Amizade no distrito de Gaibandhar é um estabelecimento excepcional. Construído em 2012, a instalação é subterrânea. Existem pequenos lagos e árvores para manter o ambiente fresco. Os telhados são cobertos com grama verde, então os quartos também ficam permanecem frescos. Seu arquiteto, Kashef Mahbub Chowdhuri, recebeu o Prêmio Aga Khan de Arquitetura da Suíça.”