Queijo parmesão mais antigo do mundo vai à leilão por uma boa causa

Parmesao capa
Crédito: Linda Vukaj

Quando pensamos em queijo parmesão, a primeira coisa que imaginamos é uma bela massa com queijo polvilhado por cima. Mas o Parmegiano Reggiano – seu nome oficial – é incrível de comer em suas variadas formas.

Para ganhar os paladares, o queijo duro italiano tem que ser envelhecido por pelo menos 12 meses, mas o Parmigiano Reggiano continuará a se desenvolver se for envelhecido por mais tempo. Aos 24 ou 36 meses, as diferenças são claras: as notas frutadas dão lugar a sabores ligeiramente, puxado para nozes e a textura torna-se mais esfarelada à medida que mais cristais de queijo se desenvolvem.

Mas e um Parmigiano Reggiano de 21 anos? Qual seria o gosto? O corpo diretivo, o Consórcio Parmigiano Reggiano, diz que você encontraria “aromas e sabores inesperados e incomparáveis” começando com um “cheiro intenso de tostado” que dá lugar a “notas típicas de couro, sub-bosque, trufa e fumaça” com uma textura que seria “seco, muito quebradiço e solúvel”.

Leia também

Mas por que acreditar na palavra deles? Uma roda de Parmigiano Reggiano, de 21 anos, considerada “um dos queijos mais antigos do mundo” acaba de ser leiloada. E todos os rendimentos irão para uma boa causa.

Realizado no âmbito do World Cheese Awards no Festival Internacional do Queijo em Oviedo, Espanha, de 3 a 6 de novembro, o leilão de caridade online está aberto a partir de agora até ao final do festival a todos os interessados ​​em obter este queijo único. Lances (ou simplesmente doações) estão sendo aceitos em givergy.uk/parmigianoreggiano2021.

O dinheiro arrecadado irá para duas instituições de caridade selecionadas pelo Consórcio.

parmesao
Crédito: Linda Vukaj




Parmegiano Reggiano – O queijo

“A roda de queijo foi produzida em abril de 2000 pela laticínios Latteria di Tabiano quando ainda estava sob a liderança do saudoso Erio Bertani”, explica o Consórcio. “Foi uma das primeiras rodas da Parmigiano Reggiano a receber o prestigioso estatuto ‘Qualidade da Montanha’ do Consórcio Conva, responsável pela salvaguarda e promoção dos produtos apeninos. A roda foi então adquirida por Erio Bertani ele próprio, que o guardou no seu armazém até 2018, altura em que a sua mulher, Susetta Sforacchi, os filhos e o Nazionale Parmigiano Reggiano (Selecção Nacional do Parmigiano Reggiano) decidiram doá-lo a instituições de caridade em sua memória.”

E, além da roda, o licitante vencedor também receberá uma noite de hospedagem em Reggio Emilia, com jantar e ida à leiteria Latteria di Tabiano. Isso parece justo considerando que, com mais de uma semana faltando para o lance, o próximo lance mínimo já é de cerca de US $ 3.500.

Fonte: Food&Wine

Fique por dentro das novidades na nossa página no Facebook Desejo Luxo ou no nosso site  www.desejoluxo.com.br 

Back to top