Romênia seleciona o caça F-35 Lightning II

F-35 Lightning II
F-35 Lightning II

O Conselho Supremo de Defesa Nacional da Romênia anunciou na última terça-feira (11) que o avião americano Lockheed Martin F-35 Lightning II foi selecionado para ser o caça de 5ª geração do país, localizado na Europa Oriental.

+ Galeria de fotos caça F-35

+ Noruega confirma venda de caças F-16 para a Romênia
+ Os cinco jatos de combate mais produzidos da história
+ X-32: conheça o F-35 da Boeing que não vingou

Desde o ano passado, a Romênia já vinha demonstrando interesse na compra do avião de caça americano. A aeronave vai representar um salto no processo de modernização da Força Aérea Romena, que recentemente comprou caças F-16 A/B usados da Noruega.

MiG-21 LanceR C
MiG-21 LanceR C




Até há pouco tempo, os únicos caças supersônicos disponíveis no arsenal romeno eram os veteranos MiG-21 LanceR. As aeronaves, ainda dos tempos da União Soviética, passaram por um programa de modernização nos anos 1990 e estão atualmente no fim da sua vida útil.

Ainda não está definido qual o número de aeronaves e quando o país europeu vai receber os seus primeiros F-35 Lightning II. O jato americano já ultrapassou a marca de 900 unidades entregues.

F-35 Lightning II
F-35 Lightning II

O F-35 Lightning II é um caça multirrole de quinta geração projetado e fabricado pela Lockheed Martin. É uma aeronave furtiva de um único assento e motor capaz de realizar missões ar-ar e ar-terra.

O F-35 tem três variantes principais: o F-35A, projetado para decolagem e pouso convencionais; o F-35B, que tem capacidade de decolagem curta e pouso vertical; e o F-35C, projetado para operações baseadas em porta-aviões.

O F-35 apresenta avançados sistemas aviônicos, sensores e sistemas de comunicações, incluindo uma suíte avançada de guerra eletrônica e um visor montado em capacete que permite ao piloto ver através da aeronave e rastrear alvos usando os sensores da aeronave.

O F-35 também é projetado para ser altamente mantido, com seus componentes e sistemas projetados para fácil substituição e atualização. A aeronave é alimentada por um único motor Pratt & Whitney F135, que fornece uma velocidade máxima de Mach 1,6 e um alcance máximo de mais de 1.200 milhas náuticas.

Apesar de suas capacidades avançadas, o F-35 enfrentou críticas por seu alto custo e atrasos no programa. No entanto, ainda é considerado um dos caças mais avançados e capazes do mundo.

Back to top