A guerra entre a Rússia e a Ucrânia chegou ao espaço. A agência de notícias estatal russa Novosti divulgou recentemente um vídeo que mostra o segmento russo da ISS (Estação Espacial Internacional) se separando do restante do laboratório.
+ Airbnb irá fornecer moradia para 100.000 refugiados da guerra na Ucrânia
+ Polônia promete enviar todos os seus MIG-29 para a guerra na Ucrânia
+ Veja quais são os tanques de guerra do Brasil
O vídeo, que começa com os cosmonautas se despedindo dos seus colegas ocidentais, se encerra com a separação do segmento russos da ISS, tendo acompanhamento de uma trilha sonora bem alegre.
Considerado um exemplo de cooperação espacial entre Estados Unidos e Rússia no contexto pós-Guerra Fria, a relação entre os dois países no espaço piorou nos últimos meses.
Russian gov't-controlled RIA Novosti @rianru posted a video on Telegram made by @Roscosmos where cosmonauts say goodbye to Mark Vande Hei on #ISS, depart, and then the Russian segment detaches from the rest of ISS. @Rogozin is clearly threatening the ISS program. #NASA #Ukraine pic.twitter.com/fj2coK1xR1
— NASA Watch (@NASAWatch) March 5, 2022
Além de sinalizar que pretende abandonar o projeto, a Roscosmos (Agência Espacial Russa) reagiu de maneira ameaçadora às sanções impostas pelos Estados Unidos antes mesmo do início do conflito entre russos e ucranianos.
+ Antes e depois de Denise Rocha, a ‘Furacão da CPI’
+ Pedra que aprisionava demônio se rompe no Japão e assusta turistas
+ Netflix suspende serviço na Rússia por conta da guerra na Ucrânia
Além desse vídeo, a Rússia anunciou recentemente que os seus cosmonautas não irão mais realizar experimentos em conjunto com os astronautas americanos e de outros países que se posicionaram contrários à guerra na Ucrânia.