O Doodle do Google presta uma homenagem para a brasileira Enedina Alves Marques, que completaria 110 anos nesta sexta-feira (13). A paranaense foi a primeira engenheira do Paraná e a primeira engenheira negra do Brasil.
+ BBB 23: Veja como bloquear conteúdo relacionado ao reality show
+ Sony revela o novo Walkman NW-A306
+ Cinco dicas para melhorar o desempenho da bateria do celular
+ Galaxy S23: Samsung abre pré-registro para interessados
Filha de uma doméstica, nasceu em Curitiba (PR) e teve a educação financiada pelo delegado e major Domingos Nascimento Sobrinho, para quem sua mãe trabalhava. Enedina tinha a mesma idade da filha de Domingos e o objetivo é que uma pudesse fazer companhia para a outra.
Após atuar como professora, Enedina resolveu ingressar na Faculdade de Engenharia da Universidade do Paraná, se formando engenheira civil em 1945. Em 1946, tornou-se auxiliar de engenharia na Secretaria de Estado de Viação e Obras Públicas. No ano seguinte, foi transferida para o Departamento Estadual de Águas e Energia Elétrica.
Enedina trabalhou em diversas obras importantes do Paraná, como a Usina Capivari-Cachoeira e o Colégio Estadual do Paraná. Nunca se casou e nem teve filhos. Morreu em agosto de 1981, aos 68 anos, vítima de um infarto.