Senado aprova projeto de regulamentação do mercado de criptomoedas

bitcoin
Senado aprova projeto de regulamentação do mercado de criptomoedas

O Senado aprovou na última terça-feira (26) o projeto que regulamenta o mercado nacional de criptomoedas, trazendo diretrizes para o funcionamento das empresas prestadoras desses serviços.

+Demi Lovato declara torcida a casal brasileiro no novo Power Couple
+ RJ irá permitir pagamento do IPTU 2023 com criptomoedas
+ PF prende casal que fingia usar robô trader para roubar investidores em criptoativos
+ Mercado Pago lança serviço de compra e venda de criptomoedas

O texto que volta agora para a análise da Câmara dos Deputados é o substitutivo do senador Irajá (PSD-TO) ao Projeto de Lei n° 4401/2021, que por sua vez é de autoria do deputado federal Aureo Ribeiro (Solidariedade-RJ).

Pela proposta, a prestação de serviço de ativos virtuais terá que seguir algumas diretrizes, como a obrigação de controlar e manter de forma segregada os recursos dos clientes.

Também terá que adotar boas práticas de governança, transparência nas operações e abordagem baseada em riscos; segurança da informação e proteção de dados pessoais; proteção e defesa de consumidores e usuários; proteção à poupança popular; solidez e eficiência das operações.

O substitutivo aprovado altera o Código Penal para acrescentar a “Fraude em prestação de serviços de ativos virtuais, valores mobiliários ou ativos financeiros”, com pena de dois a seis anos de prisão mais multa.