SSC Tuatara o carro de produção mais rápido do mundo, 455 km / h de média.  Foto: reprodução Youtube
SSC Tuatara o carro de produção mais rápido do mundo, 455 km / h de média. Foto: reprodução Youtube

O SSC Tuatara , um hipercarro americano feito artesanalmente, se tornou brevemente o carro mais rápido do mundo no final de 2020, quebrando a barreira dos 500 km / h. Com o piloto Olie Webb ao volante na rota 160 de Nevada, fechada ao tráfego, o carro arrebatou o recorde do Koenigsegg e da Bugatti . O feito foi postado em vídeo, mas o ocorrido foi rapidamente envolvido em uma controvérsia sobre discrepâncias no vídeo, que havia sido editado.

+ Royal Enfield suspende temporariamente as entregas da Himalayan
+ Porsche 911 ganha novo kit “dois em um” da Lego
+ Koenigsegg revela o Gemera, um quatro lugares de 1.700 cv
+ O Bugatti La Voiture Noire, o carro novo mais caro já construído

Depois daquela polêmica tentativa de recorde de velocidade máxima, o SSC não teve escolha a não ser tentar novamente. A ideia: tirar todas as dúvidas e silenciar as denúncias de manipulação do vídeo da corrida inicial que ocorreu em outubro passado. O SSC agora afirma que estabeleceu legitimamente um novo recorde de velocidade máxima em uma segunda corrida oficial.

Em vez de retornar à Rota 160, onde ocorreu a primeira tentativa, a SSC usou o Kennedy Space Center na Flórida e uma de suas pistas de 3,7 km de extensão. O teste ocorreu em 17 de janeiro de 2021, mas desta vez ao volante do carro não estava um piloto profissional, mas um cliente SSC com seu carro pessoal , o Dr. Larry Caplin.

Dr. Larry Caplin, um cliente SSC pilotou o carro que bateu o recorde.  Foto: reprodução Youtube
Dr. Larry Caplin, um cliente SSC pilotou o carro que bateu o recorde. Foto: reprodução Youtube

Para garantir a confiabilidade e a precisão dos números, a SSC despachou equipamentos de telemetria de quatro fornecedores diferentes. Tal como acontece com a maioria das corridas de velocidade máxima, uma média de duas passagens – uma para fora e uma volta – é necessária para cancelar os efeitos de diferentes variáveis, como vento ou possível irregularidade.

O Tuatara conseguiu atingir 450,1 km / h na direção norte e 460,4 km / h na direção sul. Foto: reprodução Youtube
O Tuatara conseguiu atingir 450,1 km / h na direção norte e 460,4 km / h na direção sul. Foto: reprodução Youtube

O Tuatara conseguiu atingir 450,1 km / h na direção norte e 460,4 km / h na direção sul. A média foi de 455,2 km / h . Perto do final da passagem sul, o SSC afirma que o Tuatara precisou de apenas 2,87 segundos para acelerar de 441 a 460 km / h.

Embora ainda não tenha sido confirmado oficialmente, este número o coloca um pouco à frente do atual detentor do recorde, o Agera RS da Koenigsegg , superando sua média de 444,6 km / h . Agora finalmente parece que o Tuatara pode ter se tornado o carro de produção mais rápido do mundo. Embora o SSC Tuatara ainda esteja longe dos 490 km / h do Bugatti Chiron Super Sport 300+ que, na época do recorde, ainda não era um carro de produção.

Ao contrário de alguns carros que quebraram recordes recentemente, o SSC afirma que o Tuatara que quebrou o recorde é um modelo estritamente de produção . Equipa o Michelin Pilot Sport Cup 2 na estrada e foi abastecido com uma mistura de combustível E85, muito usada por outros fabricantes, como a Koenigsegg, para aumentar o desempenho do motor e que, em muitos países, pode ser facilmente encontrada em postos de gasolina.