Tinta acetinada ou semibrilho? Como escolher o acabamento certo

113

Além de escolher a cor perfeita da pintura interna, há outro fator que pode criar ou quebrar seu espaço: o acabamento. Hoje, os fabricantes de tintas oferecem diversos acabamentos que devem ser escolhidos com base na quantidade de luz que uma sala recebe, no estilo e na cor de seus móveis, bem como na arquitetura da sala.

Tinta acetinada ou semibrilho? Como escolher o acabamento certo. Foto: pixabay
Tinta acetinada ou semibrilho? Como escolher o acabamento certo. Foto: pixabay

Selecionar o brilho adequado para o seu projeto é quase tão importante quanto encontrar uma cor que você adora. Portanto, aqui estão dicas do que se deve ter em mente ao decidir entre acabamento acetinado ou semibrilho.

+ Chega de bagunça! Use esses truques para organizar rapidamente sua casa
+ Autor de ‘Aguenta Coração’, cantor Augusto César morre de Covid-19 aos 61 anos
+ Prédio em formato de flor será construído em terreno mais caro do mundo
+ Juju Salimeni posa de micro-biquíni em cenário paradisíaco da Bahia

Acetinado

Se você está procurando um acabamento que não seja tão brilhante quanto o semibrilho, a tinta acetinada é para você. O esmalte acetinado é um brilho versátil para toda a casa e oferece um brilho parecido com pérola e um acabamento fácil de limpar, que funciona melhor em áreas de tráfego moderado a alto na casa.

Esse acabamento é ideal para adicionar uma dose de drama às paredes e acabamentos, e é uma boa opção se você estiver procurando ajudar a mascarar quaisquer falhas. Considere-o para salas de estar, banheiros, cozinhas e até quartos de crianças, onde a durabilidade é necessária. Lembre-se de que o cetim também é brilhante para espaços pequenos. Um brilho acetinado acrescenta profundidade a pequenos espaços e reflete a luz um pouco mais do que o brilho plano, dando vida ao ambiente.

Imagens: Reprodução

Semibrilho

Um pano úmido com um pouco de detergente pode limpar facilmente as paredes com tinta acetinada. Nada de esfregar com muita força ou usar solução de limpeza muito abrasiva, isso tudo danifica este acabamento.

A tinta semibrilho apresenta um brilho elegante e altamente radiante e pode mostrar os detalhes arquitetônicos de uma sala. Esse acabamento é ideal para áreas de tráfego intenso, como banheiros e cozinhas. Também é adequado para armários ou embutidos, e portas.

Além de seus benefícios estéticos, é uma opção prática, pois oferece uma superfície fácil de limpar, quanto maior o brilho, mais fácil de limpar. Se você tem filhos pequenos ou está planejando uma família com animais de estimação, pintar com um brilho mais alto é um bom passo para proteger suas paredes.

Há uma desvantagem na pintura semibrilho: se suas paredes já tiverem uma grande quantidade de imperfeições visíveis, um brilho mais alto trará mais atenção a elas.

Os acabamentos acetinado e semibrilho têm seus prós e contras. Para escolher o melhor acabamento, considere o tipo de ambiente que você está pintando, a durabilidade desejada, os defeitos preexistentes nas paredes e a aparência geral que você espera obter.