A Central nuclear de Almaraz, Espanha, registou um incidente às 03:33 de sábado, num reator, sem registo de impactos ao meio ambiente ou nos trabalhadores, anunciou Conselho de Segurança Nuclear da Espanha (CSN ).
+ Supersete : conheça a nova loteria criada pela Caixa
+ Eclipse de 4 de julho inicia mês movimentado na astronomia
+ Conheça Demi Rose, a modelo que domina o Instagram no Reino Unido
O CSN explicou, em um comunicado, que foi notificado pelo proprietário da central nuclear de Almaraz do incidente registado às 03:33 de sábado, no reator da unidade II, que se desligou automaticamente.
“O evento não teve impacto nos trabalhadores, no público ou no meio ambiente. Com as informações disponíveis até o momento, o incidente é classificado como nível 0 provisório na Escala Internacional de Eventos Nucleares (INES)”, informou a CSN.
Em cinco dias, este é o segundo incidente registado na central nuclear de Almaraz. No dia 22 de junho, às 20:15, a unidade I foi interrompida automaticamente como resultado da ação da proteção de turbinas originárias do gerador elétrico.
A unidade I estava em processo de carregamento, com 51% de energia e, segundo a informação dos proprietários da central ao CSN, não se registaram impactos nos trabalhadores ou no meio ambiente.
Em operação desde 1981, a central está implantada numa zona de risco sísmico e apenas a 110 quilómetros em linha reta da fronteira portuguesa.