Depois de uma imagem inicial divulgada na segunda-feira (11) pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, a Nasa, em parceria com a ESA (Agência Espacial Europeia) e com a CSA (Agência Espacial Canadense), divulgou um novo conjunto de imagens coloridas produzidas pelo telescópio espacial James Webb.
+Buchecha faz homenagem para Claudinho: “Nos deixou saudade”
+ Nasa divulga primeira foto oficial do James Webb
+ Vídeo: foguete da SpaceX explode em teste de solo
+ Telescópio espacial James Webb será lançado neste sábado (25)
Uma das imagens, que pode ser vista acima, é a da Nebulosa do Anel Sul, uma nuvem de gás em expansão que envolve uma estrela que está morrendo. Essa nebulosa tem quase meio ano-luz de diâmetro e está localizada a aproximadamente 2.500 anos-luz de distância da Terra.
A a outra é do Quinteto de Stephan, localizada a cerca de 290 milhões de anos-luz de distância. Foi o primeiro grupo compacto de galáxias descoberto em 1877 e a imagem é a maior já produzida pelo James Webb até o momento, com 150 milhões de pixels e constituída a partir de mil arquivos de imagem separada.
Foi divulgada ainda um registro da Nebulosa de Carina. Localizada a aproximadamente 7.600 anos-luz de distância na direção da parte sul da constelação Carina, essa nebulosa é uma das maiores e mais brilhantes já vistas. Segundo a NASA, a imagem revelada pelo James Webb representa a borda de uma região jovem e próxima de formação de estrelas chamada NGC 3324 na Nebulosa Carina.