Veja as novas imagens do James Webb divulgadas pela Nasa

Veja as novas imagens do James Webb divulgadas pela Nasa
Veja as novas imagens do James Webb divulgadas pela Nasa

Depois de uma imagem inicial divulgada na segunda-feira (11) pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, a Nasa, em parceria com a ESA (Agência Espacial Europeia) e com a CSA (Agência Espacial Canadense), divulgou um novo conjunto de imagens coloridas produzidas pelo telescópio espacial James Webb.

+Buchecha faz homenagem para Claudinho: “Nos deixou saudade”
+ Nasa divulga primeira foto oficial do James Webb
+ Vídeo: foguete da SpaceX explode em teste de solo
+ Telescópio espacial James Webb será lançado neste sábado (25)

Morte Estelar O Anel Sul, ou nebulosa “Eight-Burst”, é uma nebulosa planetária – uma nuvem de gás em expansão, envolvendo uma estrela moribunda. Tem quase meio ano-luz de diâmetro e está localizado a aproximadamente 2.000 anos-luz de distância da Terra.
Nebulosa do Anel Sul




Uma das imagens, que pode ser vista acima, é a da Nebulosa do Anel Sul, uma nuvem de gás em expansão que envolve uma estrela que está morrendo. Essa nebulosa tem quase meio ano-luz de diâmetro e está localizada a aproximadamente 2.500 anos-luz de distância da Terra.

Quinteto de Stephan A cerca de 290 milhões de anos-luz de distância, o Quinteto de Stephan está localizado na constelação de Pégaso. É notável por ser o primeiro grupo compacto de galáxias descoberto em 1877. Quatro das cinco galáxias dentro do quinteto estão presas em uma dança cósmica de repetidos encontros imediatos.
Quinteto de Stephan

A a outra é do Quinteto de Stephan, localizada a cerca de 290 milhões de anos-luz de distância. Foi o primeiro grupo compacto de galáxias descoberto em 1877 e a imagem é a maior já produzida pelo James Webb até o momento, com 150 milhões de pixels e constituída a partir de mil arquivos de imagem separada.

Nebulosa de Carina
Nebulosa de Carina




Foi divulgada ainda um registro da Nebulosa de Carina. Localizada a aproximadamente 7.600 anos-luz de distância na direção da parte sul da constelação Carina, essa nebulosa é uma das maiores e mais brilhantes já vistas. Segundo a NASA, a imagem revelada pelo James Webb representa a borda de uma região jovem e próxima de formação de estrelas chamada NGC 3324 na Nebulosa Carina.

Back to top