Inaugurada em 1984, a Estação Antártica Comandante Ferraz é a base brasileira localizada na Ilha do Rei George, a 130 quilômetros da Península Antártica. Administrado pela Marinha do Brasil, o espaço é utilizado para pesquisas científicas.
+ Parece uma Harley-Davidson, mas é uma pequena Honda Monkey
+ “Cofre do apocalipse” abre para visitas virtuais
+ Gramado Summit aposta em sustentabilidade para ser carbono neutro
+ Amazon Brasil oferece dispositivos Echo com desconto
Funcionando como uma pequena cidade em um dos locais mais remotos da Terra, a Estação Antártica Comandante Ferraz obviamente depende de uma vasta gama de veículos para atender às necessidades científicas e logísticas do espaço. Até veículos preparados para o uso extremo precisam passar por cuidados específicos.
“Mesmo no verão, a temperatura média é de zero graus Celsius, sendo necessário utilizar óleo e combustível específicos para baixas temperaturas”, explicou o Chefe da Estação Antártica Comandante Ferraz, o Capitão de Fragata (Fuzileiro Naval) Fábio Santos de Araújo, para a Agência Marinha de Notícias.
“Outras, como é o caso do quadriciclo, tem duas configurações, pneu para o verão e esteira para o inverno, de forma a obter o melhor e mais seguro desempenho no terreno”, destacou. Veja a lista de veículos a seguir.
Os veículos do Brasil na Antártica:
Moto de neve
É utilizada para o deslocamento de pessoal. Durante o inverno, apoia no recolhimento de carga lançada pelo voo de apoio, com esquis frontais e tração traseira por esteiras. Ela transporta 30 kg e reboca trenós com cargas de até 500 kg
Manipulador Telescópico
Veículo sobre rodas que proporciona a elevação de cargas e é utilizado em conjunto com a plataforma de trabalho elevatória para facilitar a manutenção em áreas elevadas da EACF.
Minicarregadeira
Possui pequenas dimensões e grande manobrabilidade para operar em áreas mais restritas, e entre obstáculos. Transporta até 1.599kg e auxilia em escavações e nivelamento do terreno.
Tratores
Esses veículos têm capacidade de carga de 15 toneladas e são utilizados nas manobras com as chatas de carga e de combustível, empurrando essas embarcações para o mar, e depois puxando-as para encalhe na praia. Eles Também auxiliam na remoção de neve do terreno, para facilitar o deslocamento do pessoal e de outras viaturas.
Pá Carregadeira
É utilizada para o transporte de contêineres e auxilia no içamento de cargas até cinco toneladas. Os pneus recebem correntes para evitar derrapadas e perda de tração, por causa de neve ou gelo.
Guindaste
Movimenta cargas pesadas e grande volume, com capacidade para seis toneladas.
Caminhão Guindaste
Movimenta cargas pesadas, com capacidade para 30 toneladas