VÍDEO: Baleia com escoliose grave é vista na costa da Espanha

Uma enorme baleia que antes se pensava estar em perigo logo se descobriu que sofria de uma deformação da coluna vertebral.

+ Arraial do Cabo: Banhistas confundem encalhe de baleias com ataque de tubarão e ficam em pânico
+ Turista grava show de baleias Jubarte no mar do ES
+ Vídeo mostra 5 policiais atirando em motorista durante uma abordagem

A baleia-fin de 40 toneladas foi avistada perto da praia de Cullera no último sábado em Valência, Espanha, localizada a cerca de 320 quilômetros a sudoeste de Barcelona.

As equipes de resgate receberam uma ligação do capitão de um barco que passava, que achou que a baleia estava emaranhada em algo.

Biólogos e veterinários da Fundação Oceanográfica verificaram que o animal não estava enredado em nenhuma rede, mas sofria de um grave desvio na coluna vertebral; uma escoliose de origem desconhecida que alterou completamente sua anatomia.

As baleias são mamíferos marinhos que não desenvolvem escoliose espontaneamente, de acordo com um estudo de 2021 publicado na Nature .

Existem vários relatos de cetáceos com escoliose, no entanto, todos os casos têm uma causa clara que é principalmente de origem traumática, como após uma colisão de navio.

Vídeo: reproução facebook https://www.facebook.com/oceanograficvl/

Baleia-fin

Baleia-fin
Baleia-fin. Foto: Wikipedia

A baleia-fin ( Balaenoptera physalus ), também conhecida como baleia-comum ou rorqual comum e anteriormente conhecida como baleia arenque ou baleia navalha , é um cetáceo pertencente à parvordem das baleias de barbatanas .

É a segunda maior espécie de cetáceo na Terra depois da baleia azul . O maior cresce até 27,3 m de comprimento,   com um comprimento máximo confirmado de 25,9 m,  um peso máximo registrado de quase 74 toneladas

. O naturalista americano Roy Chapman Andrews chamou a baleia-comum de “o galgo do mar … pois seu corpo bonito e esguio é construído como um iate de corrida e o animal pode ultrapassar a velocidade do navio a vapor oceânico mais rápido”.

Back to top