Um caça F-35B Lightning II, do programa de reposição de aeronaves Joint Strike Fighter, se envolveu em um acidente na tarde desta quinta feira (15/12), enquanto tentava pousar em uma base aérea de Fort Worth no Texas (EUA).
+ Dois molhos com vinagre de maçã que transformam a ceia de Natal
+ Alemanha anuncia compra de caças F-35 Lightning II
+ Caça F-35C passa raspando no mar em lançamento de porta-aviões; veja o vídeo
+ F-35 sul-coreano, caça KF-21 Boramae tem 1º protótipo revelado
+ Trump critica programa do caça F-35 por custo ‘fora de controle’
Um vídeo publicado no Twitter mostra o momento em que o avião faz a tentativa de pouso vertical, quando ao tocar o solo, o avião tomba na pista e quebra o trem de pouso frontal, o avião perde o cotrole e o piloto se ejeta da aeronave. Ninguém ficou ferido.
Lockheed Martin F-35 Lightning II
O F-35 foi concebido como projeto de três caças de quinta geração, CTOL F-35A JSF, STOVL F-35B JSF, CV F-35C JSF, de relativo baixo custo, para a Marinha, Força Aérea e Fuzileiros Navais dos Estados Unidos, pois englobar três aeronaves em um mesmo projeto atenuou os elevados custos de desenvolvimento comparado aos três separados. No entanto, devido a sucessivos problemas de desenvolvimento, o objetivo de baixo custo não foi atingido. As principais armas são transportadas em compartimentos internos, para um elevado grau de discrição. Mas armas adicionais podem ser transportadas externamente, em missões em que a furtividade não é necessária.