Em julho, quando o tão antecipado jato de combate de quinta geração da Rússia projetado para o mercado estrangeiro foi finalmente revelado , foi anunciado que a Sukhoi da United Aircraft Corporation (UAC) já estava trabalhando em uma versão não tripulada. Agora, a Rostec State Corporation apresentou a aeronave em um vídeo promocional.
+Fátima Bernardes posa no sol com compressa no ombro: ‘fica melhor’
+ Embraer apresenta detalhes da nova família de aviões Energia
+ Conheça o motorhome de dois andares de Will Smith que pode ser alugado por R$ 50 mil/semana
+ Kawasaki prepara uma nova 250 de estilo vintage
+ Luan Santana compra lancha esportiva de R$ 1.4 milhão; veja fotos
O vídeo de apresentação do novo Checkmate autônomo é semelhante ao da versão original – claramente comercializado para clientes estrangeiros, com foco principalmente nas vantagens financeiras e nas capacidades de alto nível da aeronave militar. A Rússia tem investido pesadamente no desenvolvimento de componentes e tecnologias de fabricação nacional, especialmente para aeronaves, como forma de reduzir custos, garantir uma cadeia de suprimentos estável e demonstrar superioridade de produção.
A Rússia está oferecendo atualmente não apenas um, mas dois caças de última geração para forças militares em países que têm laços comerciais tradicionais com ela. O Checkmate foi apresentado como o primeiro caça monomotor de quinta geração, enquanto o Su-57E (a versão de exportação do caça avançado do estado, o Su-57) é a alternativa maior, com maior alcance e potência.
Segundo Rostec, o personagem principal do novo vídeo de apresentação representa o “comandante da Força Aérea de um país estrangeiro ” ,que descreve as vantagens do jato, destacando sua relação custo-benefício. Embora não tenham sido revelados muitos detalhes sobre o modelo não tripulado, ele tem a mesma arquitetura aberta do Checkmate original. Isso significa que está disponível em várias configurações e que futuras atualizações estão habilitadas.
Como um caça tático leve, o Checkmate é capaz de transportar cinco mísseis ar-ar de vários alcances, e a capacidade de carga útil de 7.400 kg é considerada a melhor em sua classe. Mesmo a versão original foi construída com um alto nível de funções automatizadas, o que permitiria uma rápida resposta em vôo a quaisquer mudanças no ambiente de combate.
Checkmate e o Su-57 foram recentemente exibidos juntos pela primeira vez, então provavelmente não demorará muito até que possamos dar uma olhada no Checkmate não tripulado também.