Pode ser complicado combinar esses dois favoritos, o vinho e o chocolate, então siga essas dicas para o sucesso na harmonização.
Alguns dizem que chocolate e vinho simplesmente não se misturam, mas não é verdade. Se souber combinar o tipo certo de chocolate com o tipo certo de vinho, realçando assim os sabores de ambos, esta combinação é deliciosamente perfeita.
+ Tereza Seiblitz, de ‘Explode Coração’, curte passeio em shopping do Rio de Janeiro
+ Polêmica: sabia que a taça tulipa não é a melhor para champanhe? Veja o que dizem os especialistas!
+ Whisky: coleção de bebidas está na moda e cresce o número de falsificações. Fique atento!
+ Você sabe identificar um vinho caro? Pesquisa mostra quais indicadores nos ‘enganam’ no rótulo
E se você acha que nada é mais perfeito do que uma fantástica sobremesa de chocolate, achamos que você descobrirá que essas guloseimas de chocolate são ainda melhores quando acompanhadas de uma ótima taça de vinho. Para garantir que você combine esses dois favoritos de uma maneira que beneficie ambos, temos cinco dicas para ajudá-lo a combinar vinho com chocolate.
1. Intensidades correspondentes
O chocolate tem um amargor natural. Quanto mais escuro o chocolate, mais amargo é devido à maior concentração de cacau e menores níveis de doçura. Ao escolher chocolates para combinar com vinho, lembre-se de que qualquer chocolate com mais de 80% de cacau terá um sabor amargo que colidirá com o vinho.
Em vez disso, opte por um chocolate mais suave, como chocolate ao leite ou até chocolate branco, para desfrutar ao lado do seu vinho. O chocolate branco não contém sólidos de cacau; em vez disso, é feito de manteiga de cacau, açúcar, sólidos de leite e, às vezes, baunilha, deixando a cor pálida e o sabor suave e cremoso.
2. Escolhendo o vinho certo
Escolher um vinho com taninos baixos é primordial por causa do amargor natural do chocolate. Vinhos de alto tanino irão colidir com chocolates mais escuros porque os taninos realçam o amargor, tornando a harmonização pouco apetitosa.
No vinho, os taninos são os compostos adstringentes e amargos que secam a boca quando você toma um gole. Eles são normalmente encontrados em grandes vinhos tintos como cabernet sauvignon ou barolo. Ao combinar vinho com chocolate, troque seu cabernet, um vinho de alto tanino, por um vinho de tanino mais baixo, como pinot noir ou Valpolicella Ripasso. Você também pode optar por um vinho branco ou um vinho doce de sobremesa, que tem menos taninos e não vai competir com o amargor do chocolate.
3. Harmonização de chocolate ao leite com vinho
O chocolate ao leite é sua aposta mais segura quando você quer desfrutar de uma harmonização de vinhos. Seu maior teor de leite e açúcar e menor cacau tornam mais provável que ele combine bem com sua bebida. Recomendamos harmonizar um tinto de corpo médio como um pinot noir da Califórnia ou da Austrália. Ambas as regiões são mais quentes, e seus vinhos possuem belos sabores de frutas maduras que combinam maravilhosamente com este chocolate de média intensidade.
4. Harmonizando chocolate branco com vinho
O chocolate branco é a mais cremosa e suave das opções de chocolate. Combine-o com uma bebida divertida e borbulhante como prosecco ou opte por um rosé mais doce como um moscatel rosa ou um rosé de sangiovese. Outra combinação divertida é o chocolate branco e seu vinho de sobremesa favorito, que são mais doces que o vinho típico do jantar e vêm embalados com sabores de frutas secas como damasco e nectarina. O sabor intenso de um vinho de sobremesa combina perfeitamente com o perfil de sabor suave do chocolate branco.
5. Harmonização de chocolate amargo com vinho
O chocolate amargo é o mais saudável para você, mas também é o mais difícil de combinar com o vinho. Quanto mais escuro o chocolate, mais cacau tem; com esse cacau vem um amargor inerente. Se você estiver optando por chocolate amargo, recomendamos que você fique com menos de 80% de cacau. Mais do que isso e o amargor não é agradável, especialmente quando exacerbado pelo vinho.
Para encontrar um ótimo vinho para combinar com seu chocolate amargo, é importante lembrar que grandes sabores combinam melhor com grandes sabores. Experimente combinar seu chocolate amargo ousado com um tinto encorpado como um merlot de clima quente, zinfandel ou Valpolicella Ripasso. Estes vinhos têm toque frutado e tanino mais baixo, combinando com a intensidade do sabor do seu chocolate sem adicionar ao sabor amargo.
Fonte: Martha Stewart
Quer ver mais notícias como essa? Então, confira em nossas matérias:
+ Este é o melhor destino gastronômico do mundo para 2022. Veja a lista com o top 10!
+ O mundo nunca comprou tanto champanhe como no ano passado. Foram 322 milhões de garrafas!
+ Quanto tempo dura um vinho aberto? Dicas de expert sobre todos os tipos de vinho