Quando você guarda os mantimentos na geladeira, você tem um sistema específico ou apenas coloca os itens onde cabem? De acordo com a nutricionista Judy Barbe, autora do seu guia de 6 semanas para viver melhor, ter um plano é melhor porque áreas específicas de sua geladeira são destinadas a certos alimentos.
Na parte de trás e no fundo da geladeira, onde está mais frio, você deve guardar seus alimentos mais perecíveis (também conhecidos como os alimentos que você deseja manter o mais preservado possível). Isso inclui carne crua, aves e peixes – todos os quais devem ser armazenados em sua própria bandeja para evitar contaminação – e produtos lácteos.
Quando se trata da frente da geladeira, Barbe diz: “A maior fonte de calor em uma geladeira é o ar quente que entra cada vez que você abre a porta”. Com isso em mente, você deve colocar os alimentos e bebidas que planeja consumir o mais rápido possível na frente da geladeira – como sobras ou bebidas que você bebe diariamente. Essa também é uma ideia útil se você quiser se lembrar de comer certos alimentos que estão prestes a estragar, resultando em menos desperdício de alimentos.
Veja também:
- Ponte histórica na Holanda será desmontada para iate do bilionário Jeff Bezos passar
- Veja 7 erros que você faz na hora de usar sua geladeira
- Qual é a melhor maneira de armazenar chocolate? (Dica: não é na geladeira!)
- Quanto tempo duram as sobras de peru na geladeira? Pode congelar? Descubra aqui!
Como os ovos são um alimento que você deseja manter o mais refrigerado possível, e a maioria das pessoas os usa com frequência, o centro de uma das prateleiras da geladeira é o melhor lugar para eles. Barbe também recomenda manter os ovos em sua embalagem original, pois os protege da absorção de outros odores e sabores na geladeira. Além disso, ele irá lembrá-lo de quando os ovos irão vencer!
Você também vai querer ser exigente com o que você armazena nas gavetas na parte inferior da geladeira. Isso explica por que algumas geladeiras ainda têm rótulos para esses compartimentos, como “carne” ou “legumes”. Barbe diz que você deve seguir estas instruções ou criar suas próprias áreas na parte inferior da geladeira para certos alimentos: “Coloque a carne na gaveta de carne ou na prateleira inferior traseira. O queijo vai na área do queijo, enquanto as frutas e legumes vão nas gavetas mais nítidas.”
Veja também:
- Cheiro ruim na geladeira? Ingrediente inusitado limpa e tira odores
- Envelopamento da geladeira: renove o visual da cozinha gastando pouco
- Os tomates precisam ficar na geladeira? Descubra como armazenar da melhor forma!
Parece fácil, mas Barbe acrescenta que, se as gavetas da geladeira tiverem alavancas para controlar a umidade, você deve usá-las. “Alface, espinafre e outras verduras que duram mais na gaveta de alta umidade”, explica ela. “Ao manter a ventilação fechada, a umidade é mantida na gaveta, mantendo as verduras frescas por mais tempo. As verduras precisam de um pouco de umidade, mas não demais. Elas se mantêm melhor se limpas e secas.”
Na gaveta de baixa umidade com a ventilação aberta, por outro lado, você vai querer armazenar produtos que não sejam sensíveis à perda de umidade. Exemplos incluem maçãs, abacates, bananas maduras, mangas, peras e frutas de caroço como damascos, nectarinas, pêssegos e ameixas.
Por fim, na porta da geladeira, você adivinhou – você deve guardar seus condimentos e molhos. Como esses produtos tendem a ter conservantes como açúcar e sal, eles não serão drasticamente afetados pelo ar quente que entra quando a geladeira está aberta.
Fonte: Hunker
Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site www.decorstyle.ig.com.br