A Volkswagen revelou na China o seu primeiro protótipo de uma aeronave do tipo eVTOL, designação dada aos aviões elétricos de pouso e decolagem vertical que serão usado nas próximas décadas em deslocamentos aéreos de curta distância.
+Leandra Leal sobre racismo com os filhos de Giovanna Ewbank e Bruno Gagliasso: “Sei o quanto é horrível”
+ Eve, da Embraer, revela cabine do eVTOL da empresa
+ UPS estuda compra de 150 aeronaves eVTOL para entregas
+ Airbus irá usar planadores para desenvolver avião a hidrogênio; entenda
A China é considerado um mercado primordial pela marca para este tipo de veículo, onde os eVTOL deverão ser utilizados inicialmente em serviços de transporte aéreo executivo.
Não é à toa que o protótipo inicial do V.MO ganhou o apelido de Tigre Voador em alusão a sua pintura em preto e dourado. Ela própria uma referência ao Ano do Tigre, como 2022 é conhecido entre os chineses. Com 11,2 metros de comprimento e envergadura de 10,6 metros, o eVTOL da Volkswagen tem oito rotores para sustentação vertical e duas hélices propulsoras.
A expectativa é de que os primeiros voos do protótipo aconteçam ainda este ano, que irão seguir ao longo de 2023. Em sua versão final a aeronave elétrica seja capaz de transportar até quatro passageiros e bagagem por até 200 quilômetros.