11 coisas que o vinagre pode fazer pela sua beleza e você nem imaginava
11 coisas que o vinagre pode fazer pela sua beleza e você nem imaginava . Foto: Pexel

Sabia que Giovanna Antonelli, Heidi Klum, Scarlett Johansson são algumas das famosas que usam vinagre não só na salada mas também para ficarem ainda mais belas? Acontece que essa moda não é nem um pouco nova: começou há 2 mil anos atrás, quando os romanos descobriram as propriedades medicinais do líquido e vários tipos de aplicações na vida. A real é que o vinagre pode ser tão eficaz para melhorar a saúde e o aspecto da sua pele e cabelos quanto aquele exército de produtinhos caros que você tem no banheiro.

+ Chef revela o segredo de como fazer ovos mexidos cremosos de hotel
+ Fenômeno que atingiu Santa Catarina foi tornado ou microexplosão, aponta Defesa Civil
+ Recebeu um promoção de Dia dos Namorados do Boticário no WhatsApp? Cuidado pode ser golpe
+ As 7 melhores dicas de decoração para quarto
+ Local de nascimento de Hitler é convertido em delegacia de polícia com “linguagem arquitetônica minimalista”

Qual vinagre escolher?

Por ter menor nível de acidez que os demais, opte pelo vinagre de maçã para seus tratamento de beleza. Ele é um potente anti-inflamatório natural que possui em sua composição mais de 93 componentes nutricionais, vitaminas, sais minerais, enzimas, aminoácidos, pectina e betacaroteno. Rico em vitamina E, ele também é antidepressivo e um poderoso antioxidante que ajuda a retardar o envelhecimento da pele.

Se liga em 11 tipos de usos para você inserir o vinagre de vez na sua rotina de cuidados pessoais: 

1) Banho revigorante 

Depois de um dia estressante nada melhor do que um  banho para relaxar, certo? Daí que você gasta uma grana com sais de banho importados sem saber que o vinagre pode ter o mesmo efeito revigorante no seu corpo (e bolso). Basta misturar um pouco de vinagre de maçã na água da banheira e deixar as propriedades anti-inflamatórias do produto acalmarem os seus ânimos, nervos e músculos. ps: para completar o “tratamento” é bom acender algumas velas no ambiente e fazer uma playlist com musiquinhas que você ame. 🙂

 

2) Adeus, poros dilatados!

Dentre os milagres do vinagre está o de agir como um adstringente natural para o rosto. A acidez do produto tem propriedades que ajudam a equilibrar o pH da pele o que o torna um ótimo tônico de limpeza (o mesmo de Scarlett Johansson!). Basta misturar uma colher de sopa de vinagre de maçã diluída em um copo de 300 ml de água. Esta combinação, que pode ser aplicada diariamente utilizando algodão, ajuda a reduzir o excesso de oleosidade cutânea e também a acne. Depois, é só passar o seu hidrante de costume e voilá!

 

3) Pele mais lisa e hidratada

Por conta do acido acético em sua composição, o vinagre tem o poder de manter a pele do corpo mais hidratada e lisa por mais tempo. A receita é fácil: meia xícara de vinagre misturado ao seu hidrante corporal diário. Aplique todas as vezes que sair do banho ou sentir necessidade.

 

4) Cabelos com mais brilho 

Tá achando seu cabelo opaco e sem vida? Seus problemas acabaram! O Vinagre retira o excesso de xampu, condicionador e outros produtos que você usa. Se liga só: adicione quatro gotas de vinagre de maçã a 200 ml de água gelada. Após lavar os cabelos com xampu e condicionador, sempre retirando o excesso de produto corretamente, aplique a solução de água com vinagre em todo o cabelo, inclusive couro cabeludo. Não é necessário enxágue do produto e você pode realizar o procedimento a cada 15 dias.

 

5) Limpa o couro cabeludo

O vinagre contém ações antifúngicas que ajudam a prevenir e tratar doenças comuns que atingem o nosso couro cabeludo como a caspa e a descamação do couro cabeludo. A receita é simples, basta misturar um copo de 200 ml de água filtrada com a mesma quantidade de vinagre. Um truque pra facilitar a vida é colocar a solução em uma embalagem de spray, assim você facilita a aplicação e utiliza a quantidade de produto certa nas áreas mais afetadas.

 

6) Manchas na pele 

O vinagre de maçã é um agente clareador natural da pele e pode agir minimizando manchas, especialmente as que aparecem de repente por causa do sol ou da passagem do tempo. Para isso, coloque vinagre de maçã em uma xícara, corte uma cebola ao meio e mergulhe a superfície da cebola no vinagre, deixado de molho por 10 minutos. Após isso, pegue a parte da cebola e esfregue sobre as manchas, deixe agir 10 minutos sobre a pele e enxague. Faça isso diariamente. O resultado deve aparecer em duas semanas.

 

7) Desodorante e clareador das axilas

Você também pode usar o vinagre de maçã como desodorante. Além de prevenir o mau cheiro, ele também ajuda a  clarear a pele das axilas. Pode usar o vinagre de maça diretamente nas axilas com o auxilio de um algodão.

 

8) Coceira e ferimentos

Por sua ação bactericida, restaura a acidez da pele e melhora a coceira e ferimentos. Pode ser utilizado o vinagre puro no local ou diluído em água.

 

9) Esmalte lindo por mais tempo

Faça o seu esmalte de unha durar mais mergulhando as pontas dos dedos por 1 minuto em um copo com 2 colheres de chá de vinagre e 1/2 de água morna antes de aplicar o esmalte.

 

10) Pés sem chulé

Combine 2 partes de água com 1 parte de vinagre, e deixe o pé de molho. Pode adicionar 3 gotas de algum óleo essencial que você goste para ajudar a aliviar bem o odor. Você também pode usar uma mistura de 4 xícaras de água, 4 xícaras de vinagre e 1½ xícara de bicarbonato de sódio dissolvido no líquido. Fique com o pé de molho por 15 a 20 minutos.

 

11) O fim dos fungos nas unhas

Misture duas partes de água com uma parte de vinagre e mergulhe os dedos dos pés por 15 minutos a cada dia.