Uma lua azul é por definição uma raridade e aparecerá neste mês, durante o Halloween.

+ Nasa confirma a existência de água na Lua
+ Receita fácil de pão sírio de micro-ondas da Ana Maria Braga
+ Novo caça Gripen F-39E é apresentado em Brasília
+ Larissa Manoela mostra boa forma em dia de treino de 12h

O evento lunar significa simplesmente que uma segunda lua cheia nascerá no mesmo mês. A primeira, iluminou o céu em 1º de outubro. Também acontece de ser uma lua de sangue, ou seja, uma lua cheia que acontece em outubro, no meio de uma estação assustadora .

Na verdade, não será azul a menos que haja partículas de poeira e fumaça de um certo tamanho, que podem espalhar a luz vermelha e fazer a lua assumir uma tonalidade azulada, de acordo com EarthSky.org .

A lua deste ano nascerá às 10:49 da manhã daquele dia – o que garante visibilidade em todos os fusos horários em 31 de outubro. A próxima lua azul em um mês civil chegará aos céus em 30 de agosto de 2023.

As luas cheias no Halloween são ainda mais raras. Eles só acontecem a cada 18 ou 19 anos . Tecnicamente, a segunda lua cheia do mês é chamada de lua azul do caçador, então aqui temos a lua azul de um caçador totalmente desenvolvida no Halloween.

Nas tradições celtas, o Halloween era o dia em que os espíritos dos mortos vagavam sob o luar – então considere este feriado o mais assustador dos últimos tempos.

Mesmo assim, é um bom mês para ver a lua duas vezes, depois que os cientistas da NASA anunciaram a descoberta de mais água em sua superfície do que se pensava . A descoberta confirma que a lua pode ser um “recurso” para nós, terráqueos, disseram os cientistas na última segunda-feira.