Os sites do governo e do Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia ficaram fora do ar na tarde desta quarta-feira (23).
+ Rússia realizará grandes exercícios navais com todas as suas frotas
+ MQ-9 Reaper está sendo atualizado para atender à nova realidade geopolítica
+ Vídeo: Rússia apresenta a versão não tripulada do SU-75 Checkmate, seu caça a jato de quinta geração
Durante a semana, avisos online de hackers foram emitidos alertando que seriam feitos grandes ataques contra agências governamentais, bancos e o setor de Defesa ucranianos.
Nos ataques de negação de serviço (DDoS), um computador é usado para tirar de operação um serviço ou computador conectado à internet, segundo o ministro de Transformação Digital, Mykhailo Fedorov.
O governo da Ucrânia tenta mudar o tráfego dos sites para outros provedores para minimizar os danos. As autoridades não apontaram um suspeito para o ciberataque, porém o problema aconteceu pouco antes da invasão de tropas russas no país.
Na semana passada, vários sites militares oficiais e de dois grandes bancos estatais do país foram alvos de um ataque cibernético. Os ataques aconteceram no mesmo dia que a Rússia anunciou o início da retirada dos militares da fronteira com a Ucrânia.
Em janeiro, um ataque foi registrado. As ofensivas atribuídas aos russos são mais um capítulo da disputa geopolítica na área cibernética e causa temor nos demais países do avanço dessa prática para outros lugares do mundo.
Com informações do UOL